sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

13 ANOS DE SUCESSO, GERANDO RENDA E INVESTINDO NO SOCIAL


A cooperativa mista da FLONA do Tapajós – COOMFLONA – . surgiu em fevereiro de 2005, através da união das três Associações Intercomunitárias, FLONA do tapajós ASMIPRUT, AITA, e APRUSANTA Ano em que teve inicio o Projeto de Manejo Florestal de Impacto reduzido, Projeto AMBÉ, Projetão, como era conhecido, teve apoio técnico-financeiro durante os três primeiros anos de implantação através do Pro Manejo. Sendo um Projeto do programa Piloto de Proteção de Floresta Tropicas(PPG7).é um projeto modelo de manejo florestal comunitário em caráter empresarial, tendo sua base de trabalho nos comunitários da Floresta Nacional do Tapajós.

Atualmente, o Projeto AMBÉ, bem com iniciativas não madeireiras, está sendo geridas pela COOMFLONA, num processo que caminha à auto-suficiência e caminha a passo firme de uma administração, competente, com referência internacional que já rederam prêmio e benefícios sociais às comunidades que habitam na FLONA do Tapajós.

No ano de 2009 a COOMFLONA foi vencedora do Premio Chico Mendes do meio Ambiente, na categoria negócios sustentáveis, pois demonstrou que através do Projeto AMBÉ, adquiriu bens duráveis para as comunidades, possibilitando a recuperação de estradas facilitando o deslocamento dos comunitários, bem como o escoamento da produção, entre outros benefícios como capacitação profissional e atuação do próprio projeto, que possibilita aquisição de bens pessoais para o trabalhador e sua família. Este premio comprova a atuação da COOMFLONA na FLONA do Tapajós, sendo gerida por comunitários, de forma comprometida com a preservação do Meio Ambiente e desenvolvimento social. Em 2013 Coomflona recebe o selo FSC tornando-se pública a comercialização da sua madeira certificada FSC (RA-FM/COC-006712), em forma de toras de variadas espécies, na modalidade 100% comunitária.

Através dos frutos do Projeto AMBÉ a COOMFLONA está apoiando as comunidades na exploração dos produtos não madeireiros (PFNM) e derivados da madeira que não necessitam derrubar as arvores para sua produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo