sexta-feira, 28 de abril de 2017

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) será pauta de reunião entre Incra e Ministério público

Incra e Ministério Público do Estado (MPE) do Pará realizam hoje, às 14h, uma reunião sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O encontro ocorrerá na sede do MPE em Santarém, localizada na avenida Mendonça Furtado, 3991, bairro Liberdade.

Foram convidados a participar representantes de Prefeituras no Oeste do Pará, da Secretaria Estadual de Educação, de instituições de ensino e movimentos sociais.

Em pauta, a formação de um comitê regional do programa e o projeto do curso de Especialização em Saúde Coletiva, elaborado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e apresentado ao Incra.

Esse projeto tem o objetivo de qualificar o atendimento em saúde nos assentamentos, com a capacitação de profissionais que já atuam em projetos da reforma agrária.

_O Pronera_

Por meio do programa, é possível a oferta de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio); técnico-profissionalizantes de nível médio; de nível superior; e pós-graduação.

Para viabilizar novos cursos, é essencial a parceria com as instituições de ensino, tendo em vista que é de competência delas a elaboração dos projetos educacionais e a certificação aos alunos. O Incra atua como agente financiador e fiscalizador.

Assentados, filhos de assentados, pessoas que trabalham nos assentamentos, quilombolas e trabalhadores rurais acampados são público-alvo do programa.

_Indicações de fontes/Incra_
Orivan Matos, coordenador do Pronera no Oeste do Pará

Fabrício Dias, representante da coordenação nacional do Pronera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo