segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Peixe-boi resgatado em Água Preta continua em tratamento no ZOOFIT

O animal foi encontrado com diversos ferimentos. Veterinários trabalham na recuperação do peixe-boi.

Na tarde de quinta-feira (16), o Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (ZOOFIT/UNAMA), foi acionado por um pescador no município de Santarém informando sobre um peixe-boi encontrado por um pescador na Comunidade Água Preta, no oeste do Pará.  

Trata-se de uma fêmea com aproximadamente 300 kg e 2,68 metros de comprimento. O peixe-boi foi conduzido da comunidade para o zoológico, em uma operação conjunta entre funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a equipe do ZOOFIT/UNAMA.  O resgate aconteceu na manhã da última sexta-feira, 17.

Segundo o médico veterinário Jairo Moura, com a pesca predominante no rio, muitas espécies ficam vulneráveis em arpões e redes. “As informações que foram repassadas pelos moradores é que o animal foi encontrado com um arpão afixado em seu pedúnculo caudal. A equipe do ZOOFIT/UNAMA fez o acompanhamento necessário para a recuperação e reintrodução do animal na natureza. A reabilitação está sendo feita com o árduo trabalho diariamente pelos tratadores, biólogos e veterinários”, explicou Mora.  
                       
Projeto Peixe-Boi do ZOOFIT/UNAMA
O Peixe-boi da Amazônia está entre as 10 espécies que correm risco de extinção no Brasil. O Projeto Peixe-Boi tem como objetivo resgatar esses animais e reabilitá-los para que sejam devolvidos ao seu habitat natural.
Os animais resgatados são tratados e mantidos em piscinas artificiais adequadas a reabilitação deles. Todas as espécies mantidas pelo Projeto Peixe-Boi recebem um tratamento especial, e são acompanhadas 24 horas por dia, por profissionais altamente qualificados, como biólogos, veterinários e tratadores de animais.
A segunda base do projeto situa-se na Comunidade Igarapé do Costa e está relacionada ao estágio final do tratamento dos peixes-boi, antes da soltura. A base é composta por piscinas naturais, feitas diretamente nos afluentes do Rio Amazonas com uma estrutura totalmente adaptável para dar aos peixes-boi melhores condições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo