terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Falta de saneamento básico em Santarém gera críticas do vereador Jardel Guimarães

Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Santarém, na manhã de segunda-feira, 20/02, o vereador Jardel Guimarães (PTN) abordou uma reportagem exibida no último domingo (19/02) pelo programa de televisão “Fantástico” da Rede Globo, em que foi mostrada a situação do saneamento básico de alguns municípios brasileiros com enfoque a um estudo que verificou como estão as 100 maiores cidades brasileiras no tratamento à questão.

Jardel apontou que Santarém ficou entre as piores, e que, por isso, o Governo Municipal precisa agir para melhorar o serviço e dar qualidade de vida à população.

Entre os pontos críticos da cidade, um esgoto localizado próximo à Praça Barão de Santarém, a poucos metros da sede do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental, vinculado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) virou motivo de denúncia de usuários. Segundo eles, o esgoto está lançando coliformes fecais, sem nenhum tipo de tratamento, diretamente no leito do rio Tapajós.

No local, dezenas de pescadores e banhistas circulam diariamente. A contaminação do rio Tapajós preocupa ambientalistas e profissionais da área da saúde. Para eles, há um grande risco de acontecer um surto de hepatite A, idêntico ao que aconteceu em Alter do Chão, no início do ano de 2015, caso pessoas continuem tomando banho local, sem que nenhuma providência seja tomada por parte dos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo