quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Amapá recebe R$ 3,5 milhões para ações em saúde

O Ministério da Saúde anunciou o empenho de R$ 3,5 milhões, que serão destinados para reforçar a assistência à saúde dos usuários do SUS do Amapá e dos demais municípios. O aporte financeiro foi empenhado pelo deputado federal Vinícius Gurgel (PR/AP), e aguarda liberação para financiar serviços como urgência e emergência, exames e cirurgias de Média e Alta Complexidade – MAC.
De acordo com republicano, “com esse incremento nos recursos destinados ao MAC, o estado irá equilibrar suas contas e melhorar os serviços de saúde, beneficiando os usuários do SUS. Os recursos empenhados serão aplicados diretamente no custeio de novos leitos de UTI, consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos, medicamentos e insumos”, disse Gurgel.
Teto MAC – É o limite financeiro da média e alta complexidade ambulatorial, destinado ao financiamento dos procedimentos e de incentivos permanentes que o governo Federal transfere todos os meses para estados e municípios. No Amapá, o MAC vai complementar os recursos financeiros para a manutenção e funcionamento das ações emergenciais e procedimentos ambulatoriais de média complexidade; o Programa de Incentivo à População Indígena – IAPI; o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU.
Após a assinatura da portaria, o Ministério da Saúde fará o repasse por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos municipais e do Estado. A Saúde do Amapá poderá contar com uma verba de estímulo para seu custeio e qualificação em Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

Serviço:
Câmara dos Deputados
Assessoria de Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo