segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Câmara prestigia abertura da Semana do Bebê


“Trata-se de um direito das crianças serem assistidas pelo estado desde os primeiros dias do nascimento e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças, certamente vai contribuir com uma melhor qualidade de vida, bem como garantir um futuro mais seguro as gerações que virão a seguir”.
 
O presidente da Câmara de Santarém, Reginaldo Campos (PSB), nesta segunda-feira, 5/10, às 9h, prestigiou a solenidade de abertura da Semana do Bebê, na Escola de Artes de Santarém, Emir Bemerguy, com a presença do prefeito Alexandre Von.
Reginaldo Campos disse que com a iniciativa da gestão municipal fortalece as políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente. Trata-se de uma  ação importante que envolve o Fundo das Unidas para Infância (UNICEF) e Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação.  Segundo ele, a Câmara Municipal está acompanhando e apoiando essas iniciativas.
Para Reginaldo, é um projeto muito importante, por que também é um investimento preventivo que vai contribuir para o crescimento integral das crianças nos aspectos sociais, educacional e da cidadania. “Trata de um direito das crianças serem assistidas pelo estado desde os primeiros dias do nascimento e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças, certamente vai contribuir com uma melhor qualidade de vida, bem como garantir um futuro mais seguro as gerações que virão a seguir”, concluiu o presidente.
O prefeito Alexandre Von disse que são várias ações institucionais que se integram. Segundo o prefeito, iniciou no ultimo domingo quando houve eleição para renovar os integrantes dos três conselhos que acompanham as crianças e os adolescentes de Santarém. Von recordou que em 2012 havia apenas um conselho tutelar para acompanhar mais de 300 mil habitantes. “Hoje são três e o nosso desejo é partirmos para implantarmos o quarto conselho, possivelmente no ano que vem, para atender a região do Lago Grande”, informou o prefeito e acrescentou que seria o segundo conselho para atender a zona rural do município, há vista que o conselho de Alter do Chão atende também as regiões do Tapajós e do Arapiuns.
Alexandre Von disse ainda que a Semana do Bebê é outra estratégia direcionada, no sentido de integrar melhor as ações institucionais, para oferecer serviços de qualidade aos bebês e as mães. “Por outro lado, com a Semana do Bebê vão ocorrer uma série de eventos para chamarmos a tenção da sociedade santarena. Afinal, trata-se de uma responsabilidade coletiva, isto significa que a responsabilidade é de todos nós, embora coordenada pela prefeitura”, concluiu.
A coordenadora da Semana do Bebê, Joseane Figueira disse que o evento visa despertar o olhar para o cuidar, o educar e o brincar na primeira infância. Segundo ela, a educação infantil desde 2009, deixou se ser assistencialista e se tornou uma das etapas da educação básica. “Então todas as nossas atividades atualmente são planejadas e pautadas dentro das diretrizes e bases que rege a educação infantil”, observou.
Joseane explicou que o município de Santarém por ter o selo da UNICEF, essa mesma  programação está sendo realizada em todo o país, transformando esse momento em uma política pública. Segundo ela, o prefeito de Santarém vai assinar um decreto incluindo a Semana do Bebê no calendário oficial do município, para que todos os anos, nesse período, as atenções se voltam para os bebês.
Joseane destacou ainda a programação da semana do bebê. Segundo ela, depois da abertura do evento, uma equipe da coordenação junto com o  prefeito foram ao Hospital Municipal verificar a criança que nasceu nas primeiras horas de 5 de outubro. Constataram que foi Raíssa, filha de Eudilene Silva dos Santos, que nasceu um minuto depois da meia noite. O prefeito Alexandre Von entregou a chave da cidade e Raíssa foi batizando como a Bebê Prefeito. A gestão dela vai até sexta-feira, data de encerramento da Semana do Bebê. A coordenação também entregou uma muda de planta, que simboliza o cuidado com as crianças. A coordenadora da Semana do Bebê disse também que durante a semana, nas 28 unidades de saúde de Santarém serão realizadas atividades diversas, tais como: palestras e atividades lúdicas.
Na sexta-feira, 09/10, o encerramento da Semana do Bebê se dará com uma caminhada, a partir das 17h, no trecho entre a Praça da Matriz e Praça de São Sebastião (Barão de Santarém), como estratégia de mostrar à população de Santarém a importância do evento, que visa despertar o olhar para o cuidar, o educar e o brincar na primeira infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo