terça-feira, 31 de março de 2015

Coomflona comemora um ano de certificação FSC® com ganhos ambientais e sociais

A Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Coomflona), organização de comunidades tradicionais do Pará que exercem o manejo florestal sustentável, comemora um ano de certificação FSC® com resultados positivos tanto no âmbito social como ambiental para a região, que conta com aproximadamente 700 famílias na Flona Tapajós.



A certificação da cooperativa é parte do acordo da marca Sparlack com o FSC, o qual envolve o financiamento de um programa social em comunidades que vivem da floresta, estimulando a adoção de práticas de gestão responsável.

No caso da Coomflona, a Sparlack - marca da AkzoNobel, líder no segmento de vernizes - apoiou a certificação FSC de aproximadamente 10 mil hectares de florestas certificadas e manejadas pelos comunitários da Flona Tapajós, que tem como principal atividade a extração responsável da madeira. “Esta é uma forte maneira de destacarmos a nossa crença de que as florestas são vitais e de estimularmos o uso consciente da madeira”, diz Tamara Goes, Gerente de Produtos Sparlack.

Entre as mudanças estão a melhoria nos procedimentos administrativos e também nas áreas social e ambiental. “O Plano de gestão da Cooperativa é criado considerando os princípios do FSC”, diz Jean Feitosa Rocha, presidente da Coomflona. “Hoje, temos Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, controle da qualidade da água, procedimentos internos de segurança do trabalho que garantem o bem estar dos cooperados, procedimento e controle das documentações dos profissionais contratados, seguindo todas as normas e legislação trabalhista, além de dois técnicos de segurança do trabalho, um técnico de enfermagem e um engenheiro ambiental, que oferece suporte para todas as outras áreas e é o gestor da certificação”, completa.

Para David Escaquete, coordenador de Certificação de Florestas Naturais do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), “é valido também ressaltar o aumento da visibilidade e proteção de sua reputação, fundamentais para estabelecer-se no negócio da madeira, especialmente em um local onde a ilegalidade é bastante agressiva”. Atualmente, a organização tem 212 cooperados, sendo que 120 lidam diretamente com o manejo florestal, e está trabalhando para garantir a certificação de sua ecoloja.

Para o FSC Brasil, o apoio da Sparlack na certificação da Coomflona é um exemplo a ser seguido por outras empresas preocupadas com a conservação das florestas. “O manejo florestal comunitário é uma prática que alia conservação florestal, promoção de trabalho decente, vida digna aos povos da floresta e oferta de boa madeira para os consumidores responsáveis”, afirma Fabíola Zerbini, Secretária Executiva do FSC Brasil. “Apoiar a certificação FSC no manejo florestal comunitário significa apoiar tudo isso”, completa. 

Parceria Sparlack e FSC
A parceria entre Sparlack e FSC Brasil está em vigor em solo nacional há dois anos. O acordo faz parte da estratégia da marca de ter produtos cada vez mais sustentáveis e de promover o manejo florestal responsável. Todas as embalagens de Sparlack, por exemplo, possuem o selo FSC de parceiro global.

“Esse trabalho reforça o nosso comprometimento com o meio ambiente e pretende estimular a conscientização dos consumidores para que usem produtos que causem baixo impacto ambiental. Além disso, o acordo contribui para que entidades, como a Coomflona se desenvolvam neste sentido também”, afirma Tamara Goes, ao complementar que a preservação das florestas é um compromisso do FSC, da Sparlack e de toda a sociedade.
Imagem da Assembleia Geral Realizada no último dia 27 de março de 2015 na Comunidade de Pini- Floresta Nacional do Tapajós
Fonte:http://br.fsc.org/newsroom.261.434.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo