terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Turismo: Vitória do Xingu, um paraíso ainda desconhecido no Pará

"Um paraíso ainda desconhecido no Pará
 
Uma paisagem exuberante, mas ainda desconhecida pela maioria da população que reside no Norte do país. Assim podemos definir a região conhecida como Volta Grande do Xingu, no município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense. Cercada por cachoeiras, a Volta Grande se estende por um trecho de 100 km de um dos mais belos e importantes rios brasileiros, o Rio Xingu  que tem uma extensão de aproximadamente 1400 km, sendo que destes 900 km são navegáveis.

Esta cachoeira (foto abaixo) é conhecida como “Cachoeira do Cenec”. É  justamente nesse período do ano (conhecido como inverno amazônico na região Norte) que a cachoeira se encontra com sua maior queda d’água, chegando a medir 30 metros de altura por seis metros de largura. O local possui um paredão de pedras que mede aproximadamente 3 km de extensão.  A queda das águas forma uma imensa cortina de rara beleza  além das corredeiras e da revoada de pássaros que embelezam ainda mais a paisagem do Rio Xingu.

Foto e texto: Wilson Soares"

Uma paisagem exuberante, mas ainda desconhecida pela maioria da população que reside no Norte do país. Assim podemos definir a região conhecida como Volta Grande do Xingu, no município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense. Cercada por cachoeiras, a Volta Grande se estende por um trecho de 100 km de um dos mais belos e importantes rios brasileiros, o Rio Xingu que tem uma extensão de aproximadamente 1400 km, sendo que destes 900 km são navegáveis.
Esta cachoeira (foto abaixo) é conhecida como “Cachoeira do Cenec”. É justamente nesse período do ano (conhecido como inverno amazônico na região Norte) que a cachoeira se encontra com sua maior queda d’água, chegando a medir 30 metros de altura por seis metros de largura. O local possui um paredão de pedras que mede aproximadamente 3 km de extensão. A queda das águas forma uma imensa cortina de rara beleza além das corredeiras e da revoada de pássaros que embelezam ainda mais a paisagem do Rio Xingu.
Foto e texto: Wilson Soares/ Voz do Xingú

Um comentário:

  1. Linda foto da cachoeira. Eu estava procurando algumas alternativas para viagens diferenciadas pelo estado. Gostei da sua indicação de Vitória do Xingu.

    ResponderExcluir

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo