quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ESPETÁCULO DE PALHAÇARIA ENCANTOU SANTARENOS

Exibindo 20141123_215107[1].jpg
Por:CLAUDIA KELI FURUKAWA DE OLIVEIRA

Santarenos ficaram encantados com a turnê do espetáculo “Silêncio Total – Vem Chegando Um Palhaço”. O palhaço Xuxu, representado pelo ator de novelas e filmes nacionais Luiz Carlos Vasconcelos esteve em Santarém durante os dias 22, 23 e 25 deste mês de novembro. O espetáculo já foi visto em países da Europa, Ásia e África, já alcançou várias cidades do Brasil, e agora chegou em Santarém. A apresentação do primeiro dia aconteceu na Praça Santo Antônio, no bairro Irurama. O segundo dia foi na Praça São Sebastião e na terça-feira o espetáculo aconteceu na praça do Sairé, em Alter do Chão.
 Exibindo 20141123_204040[1].jpgExibindo 20141123_211359[1].jpgExibindo 20141124_203756[1].jpg
Além das apresentações, o ator também se reuniu com estudantes, artistas e membros da comunidade. O encontro aconteceu na segunda-feira, 24, na Casa de Cultura. Na ocasião dialogaram sobre a produção cultural local e trocaram experiências sobre teatro e palhaçaria. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e tem patrocínio do Ministério da Cultura com apoio da Lei Rouanet.

O ator, que participou recentemente da novela Geração Brasil, da Rede Globo, trouxe ao público santareno um momento de alegria e descontração. Envolveu o público em suas brincadeiras desajeitadas e super engraçadas. Ao final do seu espetáculo leu uma reflexão sobre ser palhaço, demonstrando toda a sensibilidade e consciência humana do ator e do personagem. Vasconcelos contou que suas expectativas foram superadas em Santarém: “As apresentações aqui em Santarém foram melhor do que toda a expectativa, o palhaço e o espetáculo é sempre uma incógnita! Ninguém sabe que pessoas vão estar lá e essa relação determina o espetáculo. Eu amei o que vivi hoje aqui e nunca vou esquecer!”, afirmou



SOBRE O ATOR LUIZ CARLOS VASCONCELOS: nasceu em Umbuzeiro, interior da Paraíba e tem uma longa história com o movimento teatral e circense no estado. O ator chegou a promover um encontro de palhaços de várias partes do mundo em 2001. Antes disso, em 1978, Vasconcelos fundou o Centro Cultural Piolin, em João Pessoa. O Piolin desenvolve ações educativas e culturais voltadas para crianças, adolescentes e jovens.

Ainda no campo teatral, o ator é responsável por uma das adaptações de Guimarães Rosa mais festejadas do últimos tempos: ‘Vau da Sarapalha’, em 1992. A peça produzida pelo Grupo Piolim, sob sua direção, foi um sucesso estrondoso e excursionou pelo Brasil, exterior e ficou em cartaz ainda em 2006.

A estreia no cinema foi no papel do cangaceiro Lampião, no filme ‘O Baile Perfumado’, filme pernambucano de 1996. A produção, de baixo orçamento mesmo para os padrões brasileiros, fez sucesso em festivais e os cineastas dos grandes centros tiveram sua atenção atraída para Vasconcelos. Na sequência, fez filmes para Walter Salles e Andrucha Waddington.

Na televisão, teve participação na novela ‘Senhora do Destino’, ‘Araguaia’, ‘Flor do Caribe’ e ‘Geração Brasil’  e em séries como ‘Carga Pesada’, ‘Pedra do Reino’, ‘Natal do Menino Imperador’ e ‘Queridos Amigos’. Além de ‘Baile Perfumado’, Vasconcelos também atuou nos filmes ‘Abril Despedaçado’, ‘Eu, Tu, Eles’, ‘Carandiru’ e mais recentemente, em ‘O Tempo e o Vento’, entre outros trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo