sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cooperativas do Pará se unem no Dia C para promover ações de saúde e meio ambiente


Como parte do “Dia C – Dia de Cooperar”, campanha de voluntariado que envolve iniciativas sociais em todo o país, neste sábado (6), cooperativas do Pará se organizam para promover diversas iniciativas gratuitas e abertas à população. As atividades serão voltadas para a preservação e recuperação do meio ambiente, valorização do cooperativismo, bem-estar social, doação de cestas básicas e de produtos de higiene pessoal, ensino da arte para crianças e adolescentes, cuidados com os idosos, inclusão digital, entre outras. 

Promovida pelo Sistema OCB*, a campanha conta com a participação de 36 cooperativas no Pará e culminará em uma grande celebração na cidade de Santarém, região Oeste do Pará, neste sábado, dia 6. 

De acordo com Flávia Gil, analista de promoção social e coordenadora da campanha do Dia C no Pará, o ano de 2014 marca uma nova era para o cooperativismo paraense. “Vamos mostrar ao Brasil que é possível cooperar para melhorar a vida das pessoas por meio de ações transformadoras e solidárias. Esse é o nosso DNA; defendemos uma sociedade mais justa, igualitária e cooperativa, porque sabemos que juntos somos mais e podemos mais”, diz. 

No dia 6, o evento será no Colégio Batista (que é uma Cooperativa Educacional) e estão previstas as seguintes atividades: emissão de documentos, assessoria jurídica gratuita, consultas médicas (várias especialidades), testes rápidos de HIV, consultas de enfermagem (medição de Índice de Massa Corpórea/IMC, pressão arterial, glicose e triglicérides), exames laboratoriais e ultrassonografias, aplicação de flúor e distribuição de kits de saúde bucal, massagens corporais, corte de cabelo, limpeza facial, apresentações artísticas e culturais, atividades esportivas e de lazer, oficinas pedagógicas e palestras diversas (em parceria com a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça). 

Também haverá estandes temáticos das cooperativas de todo o estado, com a exposição de projetos e ações associados ao Dia C, bem como dos parceiros da Prefeitura Municipal de Santarém. Defensores públicos e promotores, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais marcarão presença para proporcionar orientação aos interessados. E funcionários das secretarias municipais facilitarão a emissão de carteiras de idosos, cadastro no Bolsa Família e em demais Programas Sociais. 

“O Dia de Cooperar torna-se um marco histórico, primeiramente pela oportunidade de dar visibilidade às iniciativas de caráter social já realizadas pelas cooperativas, porém, de forma isolada. E, ainda, por demonstrar que a cooperação é uma ferramenta importante de transformação social, que só acontecerá por meio da ajuda mútua e da união de pessoas em prol de um objetivo comum”, enfatiza Flávia Gil. 

Até a data do evento vêm sendo realizadas diversas atividades, como criação de hortas comunitárias, limpeza e reflorestamento de áreas degradadas, abertura de escola de informática e cidadania, palestras educativas e sobre saúde bucal, oficinas de artesanato para crianças e adolescentes, projetos de alfabetização de jovens e adultos, Fest Feira (exposição e venda de produtos cooperativistas, realização de palestras e atividades de integração entre cooperativas e a comunidade local), transporte gratuito de doadores de sangue, reforço escolar e outras atividades educativas, esportivas e culturais para crianças de comunidades carentes. 

Entre as cooperativas participantes, estão: COOMFLONA (Belterra) CAMTA (Tomé-Açu), CAAM (Alenquer), COOPARUÃ (Santarém), COOPEREX (Santarém), COOPABEN (Santarém), COOLEFA (Bragança) UNIODONTO (Belém), COOPERMODA (Barcarena), COOPSAI (Barcarena), COOPINT (Parauapebas), COOPESEGEM (Muaná), COOPERNOVA (Marabá), CTBAM (Maracanã), Mulheres de Barro (Parauapebas), COOTAXI (Santarém), CEAC (Castanhal), CECCH (Santarém), COOPBOA (Santarém), COOTPHSAN (Santarém), COOPTAXI (Santarém),  COOPERGALL (Anapu), COOPERSERRADO (Eldorado dos Carajás), COMPRO (Curionópolis), COOPTRANSCON (Concórdia do Pará), COOPTRANSCÓRDIA (Concórdia do Pará), D’IRITUIA (Irituia), SICOOB COOESA (Belém), SICOOB COOPMATER (Belém) SCESPB (Santarém), Unimed Oeste do Pará e Unimed Belém. 

Programação do Dia C em 6 de setembro no Pará: 
Local: Colégio Batista – Av. Mendonça Furtado, n.º 1779, Bairro Santa Clara – 
Santarém/PA 
Horário: 9h às 14h 

Dia C – Dia de Cooperar - O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. De Norte a Sul do Brasil, as cooperativas já realizam diversas atividades voluntárias e, no dia 6 de setembro, uma grande comemoração vai unir todas elas. A projeção é beneficiar 

1,4 milhão de pessoas de 1.060 municípios e reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no blog: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em seu estado. 

* Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). 

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo