quarta-feira, 10 de setembro de 2014

COOMFLONA Implanta Gestão de Resíduos Sólidos

Jean Feitosa Rocha (Presidente Coomflona) e Angelo Ricardo S. Chaves (Engenheiro Ambiental)
Conforme informações do Engenheiro Ambiental Angelo Ricardo S. Chaves, foi elaborado e submetido a apreciação do IBAMA o PGRS ( Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Esse estudo é em atendimento a lei 12.305/10 denominada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, exigido pela certificadora do selo FSC. A certificação FSC é uma garantia de que a floresta está sendo manejada de maneira ambientalmente adequada, respeitando os princípios da sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades da FLONA.
Todos os resíduos gerados pelas atividades da COOMFLONA serão destinados visando obter a maneira adequada de acordo como dispõe as legislações vigentes. 
Os resíduos orgânicos e uma parte da serragem serão transformados em composto orgânico, por técnicas de compostagem. Os resíduos passiveis de reciclagem serão encaminhados para reciclagem e os rejeitos dispostos em aterro sanitário. 
As aparas de madeira e uma parte da serragem serão acumuladas no pátio central do KM 83. A cooperativa está buscando parcerias com instituições de pesquisa para desenvolver soluções para o tratamento ambientalmente adequado desses resíduos. Segundo Chaves, o objetivo é que no decorrer deste ano sejam desenvolvidas técnicas alternativas junto com instituições parceiras como o ICMBio,  UFOPA, LBA, IBAMA, SFB e EMBRAPA.
O gráfico abaixo mostra como será o tratamento dos resíduos sólidos na COOMFLONA.
Fonte: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da COOMFLONA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo