quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gestores da Seduc terão curso de Capacitação em Gestão Administrativa


A organização e funcionamento da Seduc são tema de encontro no Centro Integrado de Governo
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 10/04/2014 14:09:00
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, desta quinta-feira, 10, até o sábado, 12, no Centro Integrado de Governo (CIG), o II Encontro de Gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs) e Unidades Seduc na Escola (USEs), com o objetivo de apresentar e repassar aos gestores todas as informações precisas sobre a organização e funcionamento da Seduc, projetos e ações que estão sendo desenvolvidas, criando um diálogo preciso e fortalecendo as ações do Pacto Pela Educação do Pará.
No primeiro dia do encontro houve a apresentação sobre os seguintes pontos: Projeto Pará, por Ana Claudia Hage (diretora da Educação Infantil e Fundamental da Seduc); Sistema Paraense de Avaliação Escolar (Sispae), com Edilena Silva; Sistema de Lotação, com Hilma Redondo (coordenadora da Codes); Infraestrutura, com Lene Farinha (secretária de Logística); projeto Geekie Games: estudo adaptativo para o Enem; Programa Mapa - Mundo, Ambiente, Pertencimento e Ação, com Yael Sandeberg; Projeto Jovem de Futuro (PJF), com Ricardo Henriques e Faceduc, com Luiz Felipe, da Oscip Ama Brasil.
Para o gestor Walter Bernardo Cruz, da 11ª USE, esse encontro é essencial para que os gestores possam conhecer e entender melhor a estrutura da Secretaria de Educação. “Estamos nos inteirando sobre legislação e gestão educacional e isso é muito importante para o nosso trabalho”, afirmou ele. Segundo Ana Claudia Hage, que está assumindo a Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) interinamente, os gestores terão vários módulos de formação e também está sendo apresentado a eles o projeto de Correção da Distorção da Idade-série, que será realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
De acordo com o projeto, os alunos que estejam no Ensino Fundamental com 13 anos de idade e com 17 anos cursando a 1ª série do Ensino Médio serão matriculados em escolas que desenvolvem o projeto de Telesalas. A proposta é que os primeiros concluam o Ensino Fundamental em 24 meses e os segundos, o Médio em 18 meses. “Com esse projeto o Pará irá começar a corrigir a distorção entre série e idade, que ainda é muito alta em nosso estado”, declarou ela.
Os gestores também começarão o Curso de Atualização e Capacitação em Gestão Administrativa e Educacional, que tem como objetivos capacitar para a Gestão Educacional visando a melhoria da qualidade da atuação profissional, promover ações de formação em serviço e desenvolvimento profissional dos gestores que atuam nas escolas e estruturar a gestão pedagógica para desenvolver e apoiar o trabalho.
Segundo Janae Gonçalves, coordenadora estadual do Núcleo de Gestão do Conhecimento e de Formação dos Profissionais de Educação do Estado do Pará, o curso integra encontros presenciais e recursos tecnológicos de educação à distância, com avaliação processual e contínua, organizados em quatro encontros com quatro módulos. “Essa formação é focada em cima do que é a Seduc. Eles terão informações de como funciona a secretaria, legislação e procedimentos internos, para que gestores e Seduc possam ter a mesma linguagem, dialogar e assim melhorar o atendimento e consequentemente a qualidade da educação”, enfatizou Janae.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo