segunda-feira, 14 de abril de 2014

Enchente do Rio Tapajós cartiga cidade de Itaituba

Alagamentos em Itaituba

O inverno deste ano tem castigado o  município de Itaituba. A cidade, está alagada em varias partes. Na estrada do 53º BIS, o Igarapé Bom Jardim transbordou a estrada, colocando em alerta os condutores de veículos, pois um bueiro serve para a passagem das aguas do igarapé e esta não suportou o volume de agua, podendo a qualquer momento ser arrastada, isolando os moradores da estrada do BIS com a cidade. Na mesma área, o Rio Tapajós invadiu o Terminal de Combustível da Shell, que se encontra totalmente tomado pelas aguas, inclusive a rede de tubulação e os tanques.
Os carros tanques, estão sendo abastecidos, dentro d’água.
Na Vila Caçula, como todos os anos ocorre no inverno, as aguas do Rio Tapajós invadem, mas este ano elas subiram acima dos anos anteriores inundando as casas, o que em anos anteriores não ocorreu. O Mercado Municipal está totalmente no fundo. Em frente ao mercado, onde existe uma feirinha, as aguas também inundaram e o trânsito ali está interditado. Na Travessa João Pessoa, o Igarapé Oriundo, empurrado pelo Rio Tapajós alagou a via pública, impedindo a passagem dos veículos.
Vários bairros da cidade, estão com suas bueiras entupidas, o que ocasiona o alagamento.
A buraqueira, que a administração municipal deixou tomar conta das ruas da cidade, tem causado grandes transtornos a população. Quase todas as ruas, quando chove estão ficando alagadas.
Moradores do Bairro Vila Caçula
A balsa, que faz travessia do Rio Tapajós, está atracando no meio da  Avenida Getúlio Vargas, causando grande engarrafamento devido o fluxo de carretas que embarcam e desembarcam na balsa. Os barcos que fazem linha Itaituba-Santarém-Itaituba e para as comunidades ribeirinhas estão atracando quase que na Avenida Getúlio Vargas, pois em toda a orla da cidade as aguas do Rio Tapajós estão invadindo.

Os mais experientes e que vivem há anos em Itaituba apostam que esta será uma das maiores enchentes, pois estamos em Abril e as aguas continuam subindo, devido as constantes chuvas nas cabeceiras dos rios formadores do Tapajós. Acreditam, que até Maio as chuvas vão continuar e se isto acontecer Itaituba, principalmente a parte da frente da cidade, vai alagar.

No interior a situação não é diferente. As comunidades ribeirinhas, todos os anos ficam alagadas, mas este ano, as enchentes prometem ser uma das maiores, pois tem alagado casas e cortado estradas, que em outras enchentes não foram atingidas. São Pontes destruídas e transbordos de aguas dos igarapés em vários locais das estradas do interior. Isto vem isolando algumas comunidade do interior com a cidade.
Estrada do 53° Bis
Orla de Itaituba - Feira
Frente do Mercadão Minicipal
Estrada do 53° Bis
Estrada do 53° Bis
Estrada do 53° Bis
Estrada do 53° Bis
Balneário do Caçador (Praia do Caçador)
Terminal de combustível da SHELL
Terminal de combustível da SHELL
Entrada da Vila Caçula
Entrada da Vila Nova
Bairro da Vila Nova

Fonte:FATAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo