sexta-feira, 18 de outubro de 2013

COOMFLONA REALIZA SONHO DE MORADORES DA FLONA TAPAJOS

TRANSTAPAJÓS UM SONHO QUE VIROU REALIDADE
Primeira etapa concluída com recursos próprios da COOMFLONA

Mais um sonho que se torna realidade para o povo tradicional da Flona Tapajós, que estão podendo contemplar a conclusão da tão sonhada estrada Transtapajós.

 A obra contou com apoio da equipe de gestão da Flona do Tapajós- ICMbioInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que tem como gestor Fábio Carvalho, que não mediram esforços para que a autorização da obra fosse liberada e também da  diretoria da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COOMFLONA), que fez um investimento de quase 1 milhão de reais, para fazer a abertura e manutenção de mais 40 quilômetros de estrada com recursos próprios da cooperativa.


Sérgio Pimentel- Presidente da Coomflona


Vale ressaltar que segundo o presidente da COOMFLONA Sérgio Pimentel, não houve apoio da prefeitura na primeira etapa. "Mesmo sem o apoio do governo, o que nos motivou foi, a convicção de poder realizar um sonho de todos os moradores da Flona, quando entrei em Pini e depois em Itapaiuna, pela primeira vez de carro me emocionei, vi que é possível ter sonhos realizados, quando se tem apoio das pessoas certas".

O presidente disse ainda que o apoio da prefeitura na segunda etapa, colocando seu maquinário para fazer a terraplanagem e empiçarramentos das ladeiras, foi muito importante, porque nesta fase a Cooperativa entrou  com o combustível que foi repassado para as  comunidades, que administraram os repasses para a SEMOV (Secretaria Municipal de Obras  e Viação) e ajudaram voluntariamente na obra, tirando madeira e construindo as pontes.

Manoel  Faca, um dos comunitários que trabalhou de forma voluntária na obra, afirma que somente  na construção das três pontes o poder público economizou cerca de 150 mil reais além do apoio logístico, como alimentação que foi tudo por conta das comunidades. 

Nesta quarta-feira (16), o presidente da Coonflona, esteve  acompanhando de perto a obra até a comunidade de Itapauna  e perguntado se depois de ver este sonho realizado, a Cooperativa iria continuar investindo na manutenção das estradas e que não estava chateado quando membros do governo municipal divulgavam de forma secundaria o apoio da Coonflona na obra. Ele enfatizou dizendo "Tenho certeza que sim, é difícil uma pessoa que vem lá do interior  das  comunidades, ver as comunidades na mesma  situação, nós da diretoria demos esse apoio, e outra diretoria que vir, vai continuar dando esse apoio, só assim as comunidades  terão uma qualidade  de  vida  melhor, transporte melhor. É impossível ver o sofrimentos das pessoas e não  poder  ajudar e agente tendo condições, claro  que vamos ajudar". Finalizou.

Embora não seja divulgado a Coomflona, tem contribuído de forma expressiva dentro da Flona Tapajós, e em parceria com o executivo municipal tem mantido trafegável as estradas que dão cesso a Flona e também tem doado madeira para construção de escolas, postos de saúde e na parceria com ICMbio e prefeitura, doou madeira para a construção de 15 casas para as famílias que deixaram o corredor ecológico , para morar na área da comunidade de São Jorge, além de apoiar os festivais religiosos e culturais da Flona.

Isso sem falar que hoje as  comunidades são alto sustentáveis e a cooperativa não tem se limitado apenas no manejo comunitário de madeira, mas tem investido de forma  significativa no setor não madeireiro, gerando emprego e renda dentro  da Floresta do Tapajós. Uma loja   deverá ser inaugurada dentro de poucos dias para dar suporte a este setor  facilitando a comercialização dos produtos produzidos pelos comunitários.

Um comentário:

  1. Parabéns à COOMFLONA! É o manejo florestal comunitário em novo tempo: o de ser protagonista!

    ResponderExcluir

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo